CULTURA RESIDUAL

A produção de trabalhos manuais fica um pouco de lado quando se estuda Arquitetura e Urbanismo. Por outro lado, o ano de 2016 foi um ano ótimo, de desafios, concluindo a etapa final da faculdade com o último trabalho individual, o TFG (Trabalho Final de Graduação). Como esse blog trata de todo projeto pessoal meu, não poderia faltar esse projeto que tanto me dediquei pra concluir.

Escolhi um trecho do centro histórico de Santos que anda abandonado há décadas, o bairro do Paquetá. A pesquisa foi dedicada a entender o bairro e sua dinâmica no espaço-tempo, e principalmente captar a essência da comunidade local. Ao final da pesquisa, percebi que era preocupante o número de terrenos abandonados que eram utilizados pra armazenagem de lixo reciclável, especialmente vizinhos de cortiços em casarões antigos. Como solução, me permiti sonhar e criar um equipamento social e comunitário para educação ambiental e reciclagem; além de pensar em hipóteses de habitação mínima para as famílias moradoras de cortiços. São cerca de 20 famílias por cortiço, que vivem, cada uma, num espaço de aprox. 5x5m, amontoando camas, fogão e geladeira.

Para explicar melhor, publico a prancha síntese do projeto aqui (clique no "+" para dar zoom, e segure e arraste o mouse pela prancha para ajustar a área de leitura)
https://issuu.com/marianeprado/docs/prancha_s__ntese

Selecionei os estudos que mais gostei para deixar aqui no blog: dois desenhos à mão, e duas renderizações digitais feitas no Revit (Autodesk).

Estudo feito in loco, na Rua São Francisco, para análise da dinâmica social.

Estudo exploratório de proposta para uma quadra do bairro, propondo utilização do miolo de quadra como terreno para a construção de uma habitação de não mais que 12m de altura, para não prejudicar a vista em perspectiva dos edifícios históricos. Na proposta, eu mantenho a vegetação densa que foi desenvolvida no terreno abandonado, e procuro buscar um desenho de parque linear nos fundos dos lotes, para uso comunitário.

Renderização do projeto proposto na quadra de "recorte". À esquerda, o equipamento social de reciclagem, e educação ambiental, com restaurante comunitário ao fundo, e subida a um terraço jardim. À direita, um conjunto habitacional de unidades mínimas voltado para a população de cortiços e catadores. Ao centro, uma praça com parque infantil, tomando como eixo monumental o Sindicato dos Estivadores, construção eclética do século XX. (Contribuição na fotomontagem: Igor Augusto)

Maquete digital do interior do Equipamento de Reciclagem (abaixo) e Centro de Educação Ambiental (acima)
Por fim, mas não menos importante, disponibilizo toda a pesquisa e desenvolvimento do projeto no caderno do trabalho. Agradeço muito a toda informação gratuita que a Internet pode nos fornecer hoje em dia, e gostaria de retribuir divulgando minhas pesquisas e meu trabalho.

https://issuu.com/marianeprado/docs/tc_mariane_prado_caderno_2016


<< AGRADECIMENTOS >>

Além dos meus pais, e orientadora Cássia Magaldi, gostaria de agradecer novamente o Igor Augusto por todo o carinho e toda ajuda fornecida em cima da hora, e também aos seus pais pela compreensão e acolhimento. Queria agradecer também à professora Cláudia Braga, também pelo carinho e companheirismo, puxões de orelha e incentivos. Agradeço ao professor Zé Maria Macedo, pelos conselhos, indicações, e ter nos aturado nas férias com o concurso, aberto seu escritório de forma tão gentil e generosa. Agradeço ao Professor Moracy Amaral pelo pontapé inicial que me fez ficar um mês em crise existencial, mas fez meu projeto se desenvolver muito melhor. Agradeço a atenciosidade e conhecimento do professor Fábio Serrano, o qual acompanhei nas monitorias de urbanismo, sempre aprendendo mais e mais sobre cidades. Agradeço ao professor José Marques Carriço, por me disponibilizar de seu tempo pra me fazer entender melhor a legislação urbana santista, além de me fornecer um mapa que tornou minha pesquisa muito mais especial.  Agradeço ao arq. Rafael Ambrósio por toda a atenção. Agradeço à toda a equipe da biblioteca da FAUS, por me aturar, em especial à Yasmim Nascimento, por me dar a oportunidade de conhecer mais do pessoal do Paquetá. Agradeço também os queridos que me acompanharam: Ana Beatriz Oliveira, Pâmela Pacheco, Thaís Valente, Juliana Fernandes, Milena Ricciotti, Izabela Volpi, Gabriel Pestana, Thiago Zati, Maurício Zati, Andressa Carvalho, Fernanda Tosoni, Matheus Pardal, Vitor Dias, Marcelo Maraucci, Victor Mendonça, Priscila Sachs, e meus irmãos Maira e Flávio.

https://issuu.com/marianeprado

Comentários